SOBRE NÓS

Pioneirismo e excelência reconhecidos nacional e internacionalmente

O maior centro de excelência em pesquisa, ensino e assistência em pneumologia do Brasil

A Disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Pneumologia USP) está localizada no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) onde exerce atividades de assistência, ensino, pesquisa e inovação.

A assistência aos pacientes acontece nos ambulatórios, enfermarias, unidade de terapia intensiva (UTI) e emergência da Pneumologia no InCor, Instituto Central do HCFMUSP e no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

A pesquisa acontece nos laboratórios de investigação médica (LIM) da Pneumologia que fica no edifício sede da FMUSP, nas enfermarias, ambulatórios, UTI, emergência e através de parcerias nacionais e internacionais.

O ensino de pneumologia é oferecido na graduação dos alunos de Medicina e Fisioterapia da FMUSP, aos residentes e complementandos (fellow) de pneumologia, em pós graduação stricto sensu aos pós graduandos em ciências da respiração, e em dezenas de cursos lato sensu presenciais e online.

Em inovação, a Pneumologia USP foi a pioneira no desenvolvimento da saúde digital, implementando discussões de segunda opinião especializada e programas de capacitação para os profissionais de saúde de hospitais parceiros,além da implantação nacional do programa de TeleUTI conectada.

Linha do Tempo

Os principais momentos que marcaram a história da disciplina de Pneumologia no Brasil.

1986

As disciplinas de Pneumologia e Cardiologia se unem à Cirurgia Torácica e Cardiovascular para formar o Departamento de Cardiopneumologia.

1987

Criado o primeiro laboratório de Pneumologia, o Laboratório de Investigação Médica (LIM-09), sediado no edifício sede da FMUSP.

1988

1990

1992

Criação do laboratório de pleura, sediado no InCor.

1995

Criação do serviço de broncoscopia.

1996

1997

  • A Disciplina de Pneumologia passa por uma grande reorganização e cria grupos de subespecialidades.
  • Criação do grupo de Pneumologia Ambiental e Ocupacional.

1998

1999

2000

Criação do ambulatório de Vasculites em colaboração com o Serviço de Reumatologia, sediado no Instituto Central do HCFMUSP.

2001

Criação do ambulatório de Cessação de Tabagismo.

2004

  • Primeira dupla titulação da disciplina de Pneumologia (USP e Universidade Paris XI), sendo titulado o Dr. Rogério de Souza.
  • Criação da UTI Experimental com animais, sediada no edifício da FMUSP.

2006

Primeiro projeto temático da disciplina apoiado pela FAPESP: “Incursão clínica e experimental em cavidade pleural.

2008

2009

Criação do ambulatório de Fibrose Cística e Bronquiectasias.

2010

Início das atividades da disciplina de Pneumologia no Icesp.

2012

O Prof. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho é nomeado Professor Titular da Disciplina de Pneumologia, após a aposentadoria do Prof. Francisco Vargas.

2015

Criação do ambulatório de Hipertensão Pulmonar e da equipe multidisciplinar para tromboendarterectomia, sediados no InCor.

2018

2020

Início das atividades da TeleUTI do InCor, focada no atendimento de insuficiência respiratória causada pela COVID-19.

2022

A TeleUTI do Incor, incorpora uma equipe multiprofissional e transforma-se na Telesaúde do InCor, com atuação além das doenças respiratórias.

2024

Criação da unidade de Interconsulta da Pneumologia USP.