Residência MÉDICA

Oferecemos anualmente nove vagas de residência médica em Pneumologia com duração de dois anos, contemplando residências de subespecialidades em Sono, UTI e Transplante Pulmonar.

Mais informações sobre as residências do InCor-HCFMUSP

Nossa residência em Pneumologia

O Programa de Residência em Pneumologia do HCFMUSP/InCor tem como missão formar a próxima geração de líderes em Pneumologia do Brasil.

Nossas instalações e corpo docente foram estruturados para oferecer treinamento de excelência em assistência ao paciente, ensino e pesquisa, em um ambiente que cultiva o pensamento crítico, trabalho multiprofissional em equipe e humanismo.

Admitimos nove residentes por ano e o sistema de seleção é altamente competitivo. Desde seu credenciamento do programa junto à CNRM em 1982, já formamos 220 profissionais de diversos estados do Brasil, os quais se destacam por carreiras bem sucedidas como clínicos, cientistas e/ou professores no Brasil e no exterior.

O programa tem duração de dois anos e é estruturado em estágios de treinamento em serviço, sob supervisão de um corpo docente altamente qualificado e comprometido com o aprendizado de nossos residentes. O ensino é baseado em competências e está em constante aprimoramento, incorporando inovações nas áreas de pneumologia, medicina do sono e terapia intensiva.

O InCor proporciona instalações modernas, com equipamentos de medicina diagnóstica de última geração, e promove a interação com outras disciplinas e profissionais de saúde, proporcionando uma experiência de formação que prepara os profissionais de maneira ampla e completa.

Nosso programa é reconhecido nacional e internacionalmente graças ao nosso maior ativo: nossa equipe formada por residentes, preceptores, docentes, egressos, complementandos, pós-graduandos e funcionários que fazem desse programa um modelo de excelência em assistência, ensino e pesquisa.

É uma satisfação receber vocês em nosso programa!

Prof. Dr. Carlos R. Ribeiro de Carvalho e Prof. Dr. Rogério de Souza Professores Titulares da Disciplina de Pneumologia

Prof. Dr. Ronaldo A. Kairalla Supervisor do Programa de Residência em Pneumologia

Profa. Dra. Juliana Carvalho Ferreira
Supervisora suplente do Programa de Residência em Pneumologia

Drs. Francini Rosseto de Oliveira, Glauco Cabral Marinho Pleans e Luiza Sarmento Tatagiba
Preceptores

Primeiro Ano
Enfermaria de Pneumologia (80 dias)
Enfermaria COVID/Interconsulta (40 dias)
Transplante Pulmonar (40 dias)
Métodos Diagnósticos (50 dias) – Prova de Função Pulmonar, Broncoscopia e Medicina do Sono (Polissonografia e Ambulatório)
Feature texAmbulatório (120 dias) – Asma, DPOC, Doenças Intersticiais, Doenças Pleurais (Biópsia de Pleura), Doenças Ocupacionais, Hipertensão Pulmonar, Micobactérias e Ambulatório Geral.t goes here
Férias (1 mês)
Segundo ano
Unidade de Terapia Intensiva Respiratória (80 dias)
Pronto Socorro InCor (40 dias)
Interconsulta (40 dias)
Ambulatório (120 dias) – Asma, DPOC, Doenças Intersticiais, Doenças Pleurais (Biópsia de Pleura), Bronquiectasias, Fibrose Cística, Vasculites, Doenças Ocupacionais, Hipertensão Pulmonar (Cateterismo Cardíaco Direito), Tromboembolismo Pulmonar Crônico, Tuberculose, Infecções Pulmonares, Tabagismo e Ambulatório Geral.
OncoPneumologia (40 dias) – ICESP
Prova de Função Pulmonar – Ergoespirometria (10 dias)
Férias (1 mês)
Atividades (R3/R4)
Centro cirúrgico: oncologia torácica, doenças supurativas do pulmão, doenças da via aérea, defeitos congênitos da parede torácica, hiperidrose, doenças da pleura, transplante pulmonar, doenças do mediastino e endoscopia respiratória avançada.
Enfermaria COVID/InteAmbulatório: oncologia torácica, doenças supurativas do pulmão, doenças da via aérea, defeitos congênitos da parede torácica, hiperidrose, doenças da pleura, transplante pulmonar, doenças do mediastino e endoscopia respiratória avançada.rconsulta (40 dias)
Enfermaria: oncologia torácica, doenças supurativas do pulmão, doenças da via aérea, defeitos congênitos da parede torácica, hiperidrose, doenças da pleura, transplante pulmonar, doenças do mediastino e endoscopia respiratória avançada.
Treinamentos: SVO e blocos porcinos.
Atividades de ensino: reuniões para discussão de casos em fases de pré-tratamento e pós-operatório, tumor board, infectoboard, reuniões multidisciplinares com pneumologia, radiologia, oncologia, radioterapia e endoscopia respiratória.
Pesquisa: oportunidades de publicações e pós-graduação, participações em congressos e elaboração de capítulos de livros.